Centenas de árvores e 500 metros de extensão é o que caracteriza a Rua Gonçalo de Carvalho de Porto Alegre, um “túnel verde” que foi declarado, em 2006, Patrimônio Histórico Cultural, Ecológico e Ambiental da cidade e, como apresentamos há algum tempo, é considerada por alguns como a rua mais bonita do mundo.
Agora, mostraremos uma lista com as 10 ruas mais famosas do mundo, escolhidas pelo site estadunidense Architecture and Design, um blog de arte, arquitetura, design e viagens listado entre os 100 mais influentes do mundo, segundo Technoratic.
Conheça a seguir estas ruas e sua importância.
10. Champs Elysees, Paris
Com dois quilômetros de comprimento e 70 metros de largura, essa avenida que começou a ser construída em 1640, quando foram plantadas as primeiras árvores que depois acabaram determinando seu traçado definitivo em 1724.
Desde então, a Champs Elysees é uma das avenidas mais importantes de Paris, já que faz parte do eixo histórico da cidade, onde estão alguns dos principais ícones culturais e turísticos, como o Arco do Triunfo, a Praça da Concordia, dezenas de lojas, restaurantes, cinemas e teatros, o Grand Palais, além de fazer conexão entre o Museu do Louvre e o distrito financeiro de La Defénse.
Durante todo o ano ela também acolhe diversos eventos, como a Festa Nacional do Dia da Bastilha, em 14 de julho, o Tour de France e as celebrações de Natal e Ano Novo. Durante essa última, essa avenida se torna uma exclusivamente peatonal.
9. Las Vegas Strip, Las Vegas
Essa parte da Avenida Las Vegas Boulevard South possui cerca de 6,4 quilômetros e tem início no icônico sinal de “Bem-vindo a Fabulosa Las Vegas”. Ela é conhecida por ser uma das ruas mais fotografadas do país e por reunir alguns dos cassinos e hotéis mais famosos do mundo.
Nessa avenida se localiza o edifício mais alto de Las Vegas, a Torre Stratosphere, de onde é possível ver a cidade a 350 metros de altura.
8. Via Dolorosa, Jerusalém
Para os cristãos, a Via Dolorosa, mais que apenas um rua da parte antiga de Jerusalém, é um lugar de peregrinação que representa o caminho da Via Crucis. Ao longo da rua estão assinaladas nove das quinze paradas que supostamente fizera Jesus quando carregava a cruz.
7. Wall Street, Nova Iorque
O edifício da Bolsa de Valores de Nova Iorque e o Federal Hall são os mais famosos dessa rua - a mais importante do distrito financeiro de Nova Iorque, que é, por sua vez, o mais importante dos EUA e um dos mais influentes do mundo.
6. Khao San, Bangkok
A origem dessa rua remonta há 30 anos, quando ainda era um lugar para comercializar arroz - ‘khao’ significa arroz em tailandês. Com o passar do tempo a rua se tornou muito conhecida entre os mochileiros por possuir várias opções de alojamento mais econômicas e por estar próxima a área antiga da cidade, onde está o Gran Palace e outros templos menores, além de bares e lojas.
5. Orchard Road, Singapura
No final da década de 50, a principal rua comercial da Cidade de Singapura era a High Street, mas a construção de hotéis e centro comerciais, cinemas e restaurantes na Orchard Road, entre os anos 60 e 70 fizeram com que essa última ganhasse maior protagonismo. Atualmente a rua possui 2,2 quilômetros de comprimento e 800 mil metros quadrados ocupados com comércio e entretenimento.
4. La Rambla, Barcelona
Essa rua é um dos passeios mais tradicionais de Barcelona, unindo a Plaza de Cataluña com o porto da cidade, o Port Vell. Em seus 1,3 quilômetros de extensão há três estações de metrô e é comum ver artistas de rua, desenhistas, floristas, etc. Também possui outros atrativos, como o Palau Güell, edifício projetado por Gaudí; o Museu de Cera de Barcelona e o Mercado de la Boquería, além de bares e restaurantes.
3. Passeio da Fama de Hollywood, Los Angeles
Embora esse percurso tenha sido idealizado pela Câmara de Comercio de Hollywood homenagear oito atores da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, hoje é uma das ruas mais turísticas de Los Angeles e foi declarada Monumento Histórico da cidade. Anualmente, recebe 10 milhões de visitantes que chegam para ver as mais de 2 mil estrelas desenhadas nos 2,2 quilômetros que homenageiam animadores, cantores, empresas de entretenimento e personalidades públicos.
2. Abbey Road, Londres
Se os Beatles não tivessem utilizado como capa do seu disco a imagem em que atravessam a faixa de pedestre da Abbey Road, essa rua não seria mundialmente conhecida e o governo britânico não a declararia “lugar de importância histórica e cultural”.
1. Lombard Street, San Francisco
A rua mais famosa da lista do Architecture & Design se destaca por ser uma rua em zigue-zague sobre uma colina, uma das principais características geográficas de San Francisco. De fato, na cidade existem 50 colinas que conferem os nomes aos bairros que se formaram sobre elas.
Como anualmente a rua é visita por milhares de turistas, esse ano se anunciou que ela seria fechada para automóveis durante os finais de semana de julho, período correspondente ao verão e época em que circulam diariamente cerca de 2.000 automóveis.
Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.